Sociedade de Estudo Psicanalítico Contemporâneo

... Confiabilidade, comprometimento, contentamento do cliente, transparência, ajustamento, ética e valorização do profissional, estas são as propostas da SEPC. Atuando como Referencia de nobreza da Psicanálise.

"A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da Psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os Psicanalistas".

Sigmund Freud



sexta-feira, 13 de dezembro de 2013


CONFERÊNCIA COM O DR. h. c. JORGE OLIVEIRA, 
PSICANALISTA. REALIZADA POR 
ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS E ARTES, 
MEMBROS DA PSICOTHERAPY, EM 18/09/2013.



ACADÊMICOS, Perg.: O QUE É UMA PESSOA INVEJOSA?

JORGE, Resp.: É uma pessoa que deseja algo que pertence aos outros, cobiça, no entanto, para LACAN, a inveja é um sentimento inerente à condição humana e que, sem ser inata forma-se muito precocemente, à medida que vai desfazendo-se o paraíso simbólico e vai se instalando a necessidade de depender de pessoas do ambiente exterior e real. A partir da diferenciação entre o “EU” e o “OUTRO” leva o reconhecimento da necessidade do outro, surge a inveja, que só pode existir quando há dois elementos diferentes.

ACADÊMICOS, Perg.: A PESSOA INVEJOSA SE SENTE SATISFEITA NATURALMENTE?

JORGE, Resp.: Não! Inversamente, a inveja pode originar uma defesa de regressão, em nível funcional, para que o ego ideal do sujeito não sinta separação e sua diferença do outro, considerando, portanto, a pessoa invejosa nunca está satisfeita.

ACADÊMICOS, Perg.: A QUE O ESTADO DE ANGUSTIA LEVA O “EU”?

JORGE, Resp.: FREUD descreve a angustia, com a concepção de que, contra eventuais perigos o sujeito cria sinal de alarme, e faz com que situações banais pareçam altamente ameaçadoras, de forma muito desproporcional ao risco real, assim o “EU” da pessoa tem a reação de alarme diante de algum fato banal, no estado de angustia a pessoa apresenta sinais medo de morrer, enlouquecer, taquicardia, dispneia suspirosa etc.

ACADÊMICOS, Perg.: POR QUEM A PESSOA PODE TROCAR OS SEUS NÚCLEOS DE APOIO OBJETETAIS?

JORGE, Resp.: Por você mesmo, considerando que só a própria pessoa tem ampla condição de ajudar a si mesma.

ACADÊMICOS, Perg.: O QUE É UM ESTADO PASSIONAL?

JORGE, Resp.: É um estado de paixão onde o ódio pode formar revolta do “EU” contra o outro, como também o “EU” contra os fatores antropológicos, biológicos e psicológicos, o individuo neste estado não mede as consequências dos seus atos.

ACADÊMICOS, Perg.: COMO O FATOR ANTROPOLÓGICO ATUA NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE INFERIORIDADE DO “EU”?

JORGE, Resp.: O fator antropológico pode atuar de forma negativa em relação ao “EU”, considerando que, a critica, a alegação, a preferência, a rivalidade, o mimo... podem gerar de acordo com a personalidade da pessoa, complexo de inferioridade, pois o “EU” do individuo se sente fragilizado, ou debilitado em relação a outra pessoa.

ACADÊMICOS, Perg.: QUAL A DIFERENÇA ENTRE O ESTADO OBJETIVO E SUBJETIVO?

JORGE, Resp.: O estado objetivo é quando o “EU”, está LIVRE, e no estado subjetivo o “EU” apresenta-se em estado confuso, nebuloso.

ACADÊMICOS, Perg.: QUE REFLEXÃO VOCÊ NOS DIRIA PARA A  ELEVAÇÃO DA AUTOESTIMA ?

JORGE, Resp.: Eu diria que Você se cura quando há um protetor dentro de você. O NAE (Núcleo de Apoio do Eu), só ele ouve a sua voz, não ouve a voz de ninguém. E que, somos determinados por forças fora de nosso EU consciente, e por paixões e interesses que nos dirigem à nossa revelia. Na medida em que isso ocorre, não somos livres. Mas podemos livrar-nos dessa servidão e ampliar o reino da liberdade, abandonando as ilusões e nos transformando, de pessoas sonâmbulas, prisioneiras, dependentes, passivas, em pessoas despertas, consciente, ativas e independentes. Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário