Sociedade de Estudo Psicanalítico Contemporâneo

... Confiabilidade, comprometimento, contentamento do cliente, transparência, ajustamento, ética e valorização do profissional, estas são as propostas da SEPC. Atuando como Referencia de nobreza da Psicanálise.

"A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da Psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os Psicanalistas".

Sigmund Freud



sábado, 7 de dezembro de 2013

COMO VENCER A DEPRESSÃO


1) O que é a Depressão?
É um Transtorno Afetivo, que afeta o "humor" do indivíduo, alterando sua forma de ver o mundo e até mesmo algumas funções do corpo, como: O sono, a alimentação, a libido e o vigor físico.

2) Por que algumas pessoas têm Depressão?
Classificada de "Doença da alma”, a Depressão ganhou caráter químico ao ser descoberta sua ligação com a falta de duas substâncias no cérebro: Serotonina e a Noradrenalina
a) Deficiência de Serotonina:
• Desmotivação
• Pouco ou muito apetite
• Pouco ou nenhum interesse sexual
• Agressividade
• Oscilação de humor
• Pensamentos negativos
• Ansiedade
• Irritabilidade

b) Deficiência de Noradrenalina:
• Falta de energia
• Concentração reduzida
• Insônia
• Incapacidade de tomar decisões
• Pensamentos negativos
• Ansiedade
• Irritabilidade


3) As três formas de Depressão:
a) Depressão Somatogênica - São depressões desencadeadas por doenças diversas, como: Dores crônicas, diabetes, Parkinson, AIDS, hepatite, etc. Dentro deste tópico, convém lembrar que alguns medicamentos provocam depressão.
b) Depressão Endógeno-Psicótica - É a mais rara, porém, grave. Estudos apontam causas biológicas e possivelmente, relacionadas à hereditariedade.
c) Depressão Psicorreativa Neurótica - É a mais comum (algo em torno de 70 % dos casos). É o que chamamos de “Mal do Século". Causas: Alcoolismo, conflitos amorosos, infidelidade, dificuldades na sexualidade, estresse, desemprego, etc.

4) Desdobramento dos quadros de Depressão:
a) Episódio Depressivo Leve - Os pacientes apresentam perda de interesse e do prazer, sente fadiga, angústia, tem dificuldade de realizar o trabalho do dia-a-dia e atividades sociais, contudo não pára as suas atividades.
b) Episódio Depressivo Moderado - O paciente tem os mesmos sintomas do quadro leve, porém terá dificuldade de realizar suas atividades laborativas, sociais ou domésticas.
c) Episódio Depressivo Grave - O paciente apresenta angústia ou agitação considerável, perda da auto-estima, sentimentos de inutilidade, sentimento de culpa, vontade de morrer e incapacidade para realizar suas atividades.

5) Sintomas da Depressão:
* Desânimo, falta de apetite, choro com facilidade, agitação, pulsões de morte, retraimento, irritabilidade, humor deprimido, etc.
No Brasil muitas pessoas nem procuram um médico, pois não acreditam estar doentes, ou simplesmente vão a um clínico geral, que não tem informação para detectar um quadro de depressão. A desinformação é tamanha que a maioria interpreta mal os sintomas do paciente.
Exemplo: O paciente chega ao consultório e diz que está sem ânimo para nada, até para namorar. Ainda chorando muito, pergunta: Será que estou com depressão?
Respostas:
a) Endocrinologista: Deve ser problema de tireóide e por isso ganhou peso, deve fazer dieta.
b) Ginecologista: Está entrando na menopausa e deve fazer reposição hormonal.
c) Cardiologista: Está com o colesterol alto, deve fazer exercícios e dieta.
d) Ortomolecular: Precisa tomar vitaminas para deter a ação dos radicais livres no organismo.

6) Dados Importantes:
• Aproximadamente, 15 milhões de brasileiros sofrem de Depressão;
• A doença é duas vezes mais comum em mulher do que em homem.
• A Depressão pode prejudicar o coração num período de até 10 anos após ter tido Depressão.
• Cerca de 17% dos brasileiros vão passar por, pelo menos, um quadro depressão na vida.
• A idade média da 1a depressão caiu de 40 para 26 anos, sem contar que existem pessoas mais jovens e até crianças já com a doença.
• Em 2002, 16 milhões de antidepressivos foram vendidos para cerca de 700 mil pacientes no país.
• O paciente que não receber tratamento adequado pela 1a vez, terá 50% de chance de enfrentar uma segunda manifestação da doença.

7) Depressão Infantil
Crianças de um ano e meio em diante também podem entrar em estados depressivos. As crianças deprimidas mostram um quadro de tristeza e apatia, com falta de interesses em brinquedos e qualquer atividade.
Condutas mais importantes que caracterizam a Depressão infantil:
* Oscilação no humor — Tristeza ou Euforia
* Auto desvalorização - Eu não consigo; não posso; estou cansado.
* Modificação no desempenho escolar – desadaptação da criança; dificuldade de concentração; atraso no desenvolvimento psicomotor.
* Suicídio - Essa intenção consciente de suicidar-se costuma surgir somente a partir de 6 anos de idade.
Em crianças, cuja vida emocional ainda está em formação, o mais indicado é uma assistência psicológica e o aconselhamento. Remédios não ensinam ninguém a viver.

8) Tratamento:
Psicoterapia no Tratamento da Depressão - No que se refere a prática clínica, a Psicoterapia Breve, é uma forma eficaz para os casos de Depressão, pela riqueza técnica que dispõe; principalmente no que tange ao acolhimento, a valorização, o apoio e a instilação de esperança que a técnica, de um modo geral, oferece ao paciente.
        A Psicoterapia Breve é um tratamento psicodinâmico, por estar firmemente ancorado nos princípios psicanalíticos, e que, concebe a Depressão em termos de um fracasso adaptativo resultante de conflitos intrapsíquicos. E, ao invés de se dirigir apenas aos sintomas depressivos, a Terapia tem como objetivo usar a relação terapêutica para investigar e esclarecer os conflitos neuróticos, principalmente àqueles de proximidade e intimidade afetiva que, aliás, são os mais frequentes. De uma forma mais prática diríamos que o psicanalista está preocupado tanto com a origem dos comportamentos depressivos, quanto com as conexões entre o início dos sintomas e os problemas atuais mais ativos na vida do paciente.
       Em alguns casos de Depressão se faz necessário um médico para receitar medicamentos antidepressivos.

9) Como Vencer A Depressão?
a) Aprenda a lidar com desapontamentos, perdas, fracasso,...
b) Rejeitar pensamentos negativos, objetivando um Viver Feliz
c) Confiança em Deus
d) Mudança de ambiente:
> Redução da jornada de trabalho
> Mudar a rotina
> A família estimulando um ambiente de apoio.


Procure um Psicanalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário