Sociedade de Estudo Psicanalítico Contemporâneo

... Confiabilidade, comprometimento, contentamento do cliente, transparência, ajustamento, ética e valorização do profissional, estas são as propostas da SEPC. Atuando como Referencia de nobreza da Psicanálise.

"A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da Psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os Psicanalistas".

Sigmund Freud



sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Zelando pelo desempenho ético da Psicanálise


          
          O Conselho Brasileiro de Psicanálise, CBP - INNG é uma Instituição Nacional Não Governamental que possui atribuições de fiel repositório informativo, estatístico, colaborativo da auto-regulamentação e normatização da prática psicanalítica e é representado por  Regionais em todo o Território Nacional.
          Criado em 1978, sua competência inicial reduzia-se ao Cadastro Nacional dos Psicanalistas e à divulgação do Código de Ética Psicanalítica.
          Nos últimos 10 anos, o Brasil e a categoria psicanalítica mudaram muito, e hoje, as atribuições e o alcance das ações desta Instituição estão mais amplas, extrapolando à divulgação do Código de Ética Psicanalítica, normatização e a auto-regulamentação da prática profissional.
          Atualmente, o Conselho Brasileiro de Psicanálise, CBP, exerce um papel político muito importante na sociedade, atuando na defesa da saúde mental da população e dos interesses da classe psicanalítica.
          A Instituição traz um histórico de luta em prol dos interesses da saúde mental e do bem estar do povo brasileiro, sempre voltado para a adoção de políticas de saúde mental dignas e competentes, que alcancem a sociedade indiscriminadamente.
         Ao defender os interesses corporativos dos psicanalistas (independentemente de qualquer discriminação de: escola, linha, associação, sociedade, círculo, núcleo, laço,sindicato, centro, colégio, instituto, faculdade, cor, raça, religião ou ideologias políticas), assim como, a regulamentação da profissão psicanalítica, o CBP - INNG empenha-se em defender a boa prática da psicanálise, o exercício profissional ético e uma boa formação técnica e humanista, convicto de que a melhor defesa da psicanálise e dos psicanalistas é a UNIÂO DE TODOS OS PSICANALISTAS DO BRASIL em prol da garantia de serviços psicanalíticos de qualidade para a População Brasileira.
Além de zelar pelo desempenho ético da psicanálise e pelo bom conceito da profissão, o CBP organiza uma série de atividades e presta alguns serviços aos psicanalistas e à sociedade brasileira, entre os quais: 
Cadastro Nacional dos Psicanalistas
          O Cadastro Nacional dos Psicanalistas é a inserção gratuita, do nome do psicanalista, no índice referente ao Estado Brasileiro em que atua, ficando assim mais fácil, a procura dos clientes pelos profissionais. 
Agenda
           O site do CBP - INNG esta aberto, para a publicação dos principais encontros científicos psicanalíticos (de todas as escolas e linhas da psicanálise).
 Assessoria Jurídica
           A Assessoria Jurídica do CBP - INNG tenta zelar pelo bom exercício da prática psicanalítica em todo o território nacional. 
Biblioteca
           A Biblioteca do CBP - INNG possui um acervo especializado na área de Ética Psicanalítica, Bioética, Direito Psicanalítico e Clínica Psicanalítica.  
Educação Psicanalítica Continuada
           O CBP - INNG coloca à disposição dos psicanalistas e instituições de ensino, as fitas de vídeo com os programas das séries Bioética, Psicanálise Brasileira e Práticas Psicanalíticas.  
Auto-Regulamentação e a Normatização da Profissão
           Toda a legislação referente à área psicanalítica está disponível para consulta no nosso site. Pareceres, resoluções, leis e decretos, além do Código de Ética Psicanalítica.
CADASTRO NACIONAL DOS PSICANALISTAS
          O Cadastro Nacional dos Psicanalistas (CNP) é mantido pelo Conselho Brasileiro de Psicanálise (INNG), que exerce a função de fiel repositório do cadastro de todos os psicanalistas do Brasil.
IMPORTANTE: O Cadastro Nacional dos Psicanalistas é um órgão do Conselho Brasileiro de Psicanálise (INNG) que é uma instituição sem finalidades lucrativas e de utilidade Pública, não cobra absolutamente nada dos seus serviços ou envia boletos de cobrança aos psicanalistas cadastrados.
          Os valores do CBP - (INNG), é primar pelos princípios da ética, transparência, integridade, qualidade, compromisso com resultados e multiplicação e disseminação de conhecimento psicanalítico, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência da Psicanálise e dos Psicanalistas e não fará qualquer discriminação de raça, cor, gênero, religião, escola, linha, sociedade, associação, sindicatos e institutos.
          O intuito do CBP - (INNG) ao criar o Cadastro Nacional dos Psicanalistas surge capacitado através de equipe técnica e parcerias qualificadas para não somente projetar, mas realizar programas de interesses emergentes obtendo o foco coletivo.
          Através do Cadastro Nacional do Psicanalista você tem um perfil profissional único, onde os seus dados ficam centralizados e disponíveis para serem consultados por seus pacientes ou outros profissionais, gerando com isso uma rede social de Psicanalistas e uma rede de contatos com profissionais de sua área.
          Através do Cadastro Nacional do Psicanalista, o profissional cadastrado terá seu nome e numero de cadastro, divulgados das mais variadas formas possíveis que a internet possibilita e em todos os veículos de comunicações nacionais e internacionais.
          O CBP - (INNG) no intuito de colaborar com o Governo Federal criou uma base de dados integrada:
 “O Governo Federal determinou a criação do CNT - Cadastro Nacional do Trabalhador, através do decreto 97.936 de 1989, na forma de consórcio entre Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), Ministério do Trabalho (MTb) e Caixa Econômica Federal (CEF). Posteriormente assumiu, conforme lei 8.212 de 1991, a denominação de CNIS”.
“Incluem-se neste universo os trabalhadores empregados ou contribuintes individuais, tais como empresários, funcionários públicos, ou quaisquer pessoas detentoras de NIT, PIS ou PASEP e que tenham informado a partir de 1971 (para empregados) ou 1973 (para contribuintes individuais) seus dados sociais, ou previdenciários ao governo federal.”
          Entre os benefícios que o Cadastro Nacional do Psicanalista poderá trazer estão: o acesso à lista de psicanalista de acordo com a área de atuação de cada um; a autonomia na utilização permanente de dados cadastrais via internet; a agilidade e facilidade na troca de informações entre as Regionais e o CBP - (INNG), propiciando otimização do tempo para gerar relatórios com informações necessárias para os psicanalistas e a psicanálise.
          O projeto do CBP - (INNG) é pioneiro e ousado permite a integração das bases de dados de todas as Regionais em uma única ferramenta on-line baseado no conceito de Sistemas para Web, e traz consigo uma série de benefícios para os usuários, entidades, profissionais e público em geral, como por exemplo, estatísticas resultantes do cruzamento de diversos dados, além de disponibilizar informações atualizadas em tempo real de fácil acesso por meio da rede mundial de computadores.


Um comentário:

  1. Excelente artigo.Parabéns.Necessitamos de uma Psicanálise justa e mais Humana nesta Nação.

    ResponderExcluir