Sociedade de Estudo Psicanalítico Contemporâneo

... Confiabilidade, comprometimento, contentamento do cliente, transparência, ajustamento, ética e valorização do profissional, estas são as propostas da SEPC. Atuando como Referencia de nobreza da Psicanálise.

"A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da Psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os Psicanalistas".

Sigmund Freud



sábado, 13 de março de 2010

A Psicossíntese na Educação



A educação na psicossíntese é um método de educação integral que tende não só a favorecer o desenvolvimento das várias habilidades da criança ou do adolescente, mas também a ajuda a descobrir e a perceber a sua verdadeira natureza espiritual e a desenvolver, com a orientação desta, uma personalidade harmoniosa, brilhante e eficiente.
A tarefa que nós enfrentamos como pais, requerem mais que um conjunto de técnicas novas e de exercícios e terapias; quem nós somos importa muito mais. “Quem nós somos” significa todos os aspectos de nós mesmos, nossos dons e qualidades, nosso propósito essencial na vida e nossa compreensão da profundidade da evolução humana.
Será que nossa possibilidade como pais são limitada a dar a uma criança somente as ferramentas para enfrentar a vida num planeta aparentemente confuso? Podemos educá-la somente para sobreviver? Nós temos uma responsabilidade, uma missão, de oferecer ao jovem uma visão para o futuro que inclua numa percepção realista e uma avaliação dos tempos conturbados, e ao mesmo tempo uma consciência da pungência incrível da vida.
As teorias populares sobre as crianças são muitas e variadas; os pedagogos tendem a mudar suas atitudes conforme as tendências correntes, deixando frequentemente uma confusão em seu rasto. As crianças são diabos ou anjos? Predestinadas ou com vontade própria? Um pedaço de argila sem forma, ou um caráter predeterminado?
A psicossíntese diz respeito a todos os níveis de humanidade. Vemos a beleza do “anjo” e a violência do “diabo”. Consideramos que ter uma visão mais ampla que inclui todos os aspectos da nossa experiência com as crianças, tanto o assim chamado “negativo” como o “positivo”, é a única maneira de nós trabalharmos. Uma educação eficiente só é possível desta maneira.
A psicossíntese oferece uma abordagem global para o desenvolvimento humano, que inclui o ângulo teórico e o prático, como também o psíquico e o espiritual. A psicossíntese reconhece a experiência humana em todas as suas facetas e, pelo uso de ferramentas específicas, ela procura amplia-la em qualidade e disponibilidade.
O aprendizado, o estudo, ocorre da maneira mais eficiente quando o ser inteiro se compromete ativamente. A Educação Confluente é o termo usado para a integração a convergência dos elementos cognitivos e afetivos no aprendizado individual ou em grupo. Afetivo se refere às atitudes e valores e ao aspecto do sentir a experiência e o aprendizado. Cognitivo se refere à atividade da mente quando as assimila a informação. A integração coerente destas áreas é essencial para uma educação significativa e relevante, para um comportamento inteligente e maduro e para que o indivíduo ocupe um lugar responsável e criativo na sociedade. Os pedagogos “confluentes” estão interessados principalmente em educar a criança para a vida, evocando a inteireza, a visão holística, que seu direito inato, e promovendo sua capacidade de aprender.


“É axiomático que a prevenção de qualquer desordem é melhor que sua cura. Se as técnicas da psicossíntese constituem uma terapia efetiva – o que de fato são – não é muito melhor prevenir a necessidade de uma terapia no futuro, usando as técnicas da psicossíntese na educação o mais cedo possível? Perguntamo-nos, então, quais são as implicações de uma declaração destas? Tendo em vista o tipo de educação que prevalece no Mundo Ocidental, é preciso: primeiro, produzir um ser humano que funciona harmoniosamente, alegremente e de maneira produtiva em relação à sua própria capacidade; e segundo, estabelecer as condições nas quais, tal ideal pode ser realizado”.  Roberto Assagioli

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