A história da Psicanálise é a história da descoberta e da compreensão da mente inconsciente do homem. Ninguém, jamais viu o inconsciente. Sabe-se, porem, que existe devido aos seus poderosos efeitos, do mesmo modo como se conhece a desintegração dos átomos ou o fluxo dos impulsos elétricos.
A história da Psicanálise apresenta as eminentes personagens que contribuíram para uma descoberta que mascou época – a descoberta do inconsciente. Cada uma dessas personalidades é um herói da luta que teve o homem para enfrentar e controlar os seus sentimentos ocultos.
O mundo é grato ao médico Pinel pela sua inabalável convicção de que as doenças mentais devem ser encaradas e tratadas como doenças e não como crimes. Pois, dessa maneira, puderam essas doenças ser estudadas, sobrevindo, então, a compreensão da mente humana.
Em seguida, vieram os trabalhos de Mesmer, Charcot, Breuer e outros pioneiros obscuros. As tentativas que fizeram para aliviar o sofrimento emocional prepararam o terreno para que FREUD fizesse a sua grande descoberta do inconsciente e o explorasse. Todos nós temos um inconsciente. É o que governa nossa respiração, nossa digestão, as batidas do nosso coração e os passos que damos, servindo também de repositório de nossas lembranças secretas e revoltadas. É o inconsciente que nos impele para o sucesso ou o fracasso. Pode assombrar-nos, tornando nossa vida um pesadelo, como pode alegrar-nos, ajudando-nos a viver com mais exuberância.
A descoberta do inconsciente proporcionou o conhecimento de que, nem sempre, somos os donos do nosso destino, e de que poderes desconhecidos nos governam a maior parte do tempo. O conhecimento e o controle daquilo que faz no inconsciente podem ajudar o homem a alcançar a suprema felicidade, pois é do inconsciente que jorram a criação e a imaginação. Mas, se deixarmos que o inconsciente se transtorne, poderá advir a destruição, seja lentamente, com a depressão, o mal físico, o alcoolismo ou a gula, seja rapidamente com os crimes de violência.
Que é Psicanálise? Uma ciência – a ciência da compreensão da mente. É, também, uma arte pela qual podemos inteirar-nos das impressões inconscientes e, com uma nova liberdade, liberar emoções aprisionadas, abandonando-se as ilusões que, um dia, serviram a um certo propósito, mas que no momento, só podem causar infelicidade.
Freud, ao criar a Psicanálise, possibilitou ao homem libertar as turbulentas emoções interiores que o atormentam e acarretam erros prejudiciais, causando a ele como aos outros um sofrimento indescritível. A Psicanálise ajuda o homem a vencer suas próprias hostilidades, temores, preconceitos e hipocrisias, bem como a orientar seus impulsos e suas forças para realizações mais valiosas.
Ao contrário da Psicologia, que é uma ciência geral, preocupada como os fenômenos observáveis da conduta humana e, ao contrário da Psiquiatria, que normalmente trata das moléstias mentais mais graves, a Psicanálise procura compreender os distúrbios comuns que estão sob a superfície de cada mente. Alguns acham que a Psicanálise vale apenas para os realmente enfermos, do ponto de vista emocional. Nada há que esteja mais longe da verdade. Basta que a pessoa queira ser ajudada, o que significa ter uma boa parcela de saúde emocional, para começar. Os que se sentem muito amedrontados e desconfiados, a ponto de não poderem solicitar ajuda, não se confiarão àquela atmosfera de livre associação tão necessária á Psicanálise.
A Psicanálise serve para a pessoa normal que deseja algo mais da vida, que não está contente de existir num desespero tranqüilo, mas acredita haver um modo melhor de viver. Serve para o homem de negócios, atormentado e nervoso; para a dona de casa, preocupada e agitada: para a funcionária que ainda não achou casamento; para o cidadão que se casou muitas vezes; para a criança exasperada por contínuos acessos de raiva; para o homem e mulher que não conseguem deixar de beber ou de tomar soporíferos; para os solitários, para os deprimidos e para os que não se realizam.
A Psicanálise provou que a natureza humana sofre mudanças e que ninguém precisa viver em desespero, senão o quiser. Qualquer processo semelhante ao crescimento leva tempo, pois implica em desenvolvimento. Mas, lentamente, inevitavelmente, a mudança ocorre no cérebro ou no coração de uma pessoa.
Um número sempre crescente de pessoas já procura o Psicanalista antes de caírem na miséria absoluta. Sabem que não precisam mais ficar desesperadas nem sentir-se acuadas, pois existe uma técnica através da qual conseguem libertar-se do terror do passado.
A Psicanálise tem apenas um pouco mais de um século de existência. O livro que sacudiu as ilusões do mundo - “A interpretação dos sonhos” apareceu em 1900. É admirável o quanto a Psicanálise realizou em tão curto lapso. Desde o início, tem ajudado milhares de pessoas a se libertarem da tirania emocional. Exerceu influência também nas vidas de muitos milhares mais, numa compreensão mais aguda que serviu para a criação dos filhos, para a educação e a medicina, para a literatura, para o teatro. Com ela, muitas ciências se beneficiaram ao ponto de completa revolução.
Como resultado da descoberta dessa nova face da nossa mente ocorreram graduais mas profundas mudanças em nossas vidas. Hoje em dia, muitas pessoas procuram um conhecimento melhor e uma compreensão mais profunda dessa extraordinária força que possuem – o inconsciente.