Sociedade de Estudo Psicanalítico Contemporâneo

... Confiabilidade, comprometimento, contentamento do cliente, transparência, ajustamento, ética e valorização do profissional, estas são as propostas da SEPC. Atuando como Referencia de nobreza da Psicanálise.

"A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da Psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos eles não deve figurar entre os Psicanalistas".

Sigmund Freud



sábado, 13 de março de 2010

O QUE É PSICANÁLISE?


É a ciência/arte que objetiva a transposição inconsciente/consciente. Considerada como a forma de tratamento das “psiconeuroses” tem por norma seu tratamento através de:
a) Processo de Livre Associação de Idéias;
b) Interpretação dos Sonhos;
c) Observação e Análise do fenômeno da Transferência;
d) Análise dos Atos Falhos (Parapraxias) e da Resistência.
SUA ABRANGÊNCIA LIMITA-SE:
Ao método de investigação do inconsciente;
À psicoterapia baseada nesse método e;
Ao conjunto de teorias e normas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico.
A Psicanálise é recente. Nasceu no século passado, das experiências clinicas de Breuer e Freud, no tratamento de distúrbios nervosos e, em curto espaço de tempo, se constituiu em ciência autônoma, com princípios e métodos próprios: a ciência do inconsciente psíquico.
É bem verdade que, através dos séculos, o inconsciente foi suspeitado por filósofos, místicos, médicos e escritores, como Platão, Sócrates, Hipócrates, Santo Agostinho, Spinoza, Carus, Hartmann e outros.
Mas a antiguidade se preocupou apenas filosoficamente com essa esfera psíquica, descurando o seu valor prático. “O conceito de inconsciente – diz Freud – batia, de há muito, às portas da psicologia, e a filosofia, como a literatura, namorava-o, mas a ciência na sabia como utilizá-lo. A psicanálise fez sua essa idéia, considerando-a seriamente e dotou-a de um novo conteúdo. As pesquisas psicanalíticas encontraram certos caracteres, até então insuspeitos, do psiquismo inconsciente e descobriram algumas das leis que o regiam”.
As primeiras concepções experimentais sobre o inconsciente datam da segunda metade do século XIX, em decorrência de três fatos:
O interesse da medicina pelas neuroses e, particularmente, pela história:
A utilização da hipnose como meio de investigação e terapia dos distúrbios mentais;
A descoberta da opção patogênica das lembranças inconscientes de acontecimentos traumáticos.
QUEM É O PSICANALISTA?
É um profissional que pratica a Psicanálise em consultórios, Clínicas, Escolas, Empresas e até Hospitais, empregando metodologia exclusiva ao bom exercício da profissão, quais sejam, as técnicas e meios eficazes da Psicanálise no tratamento das psiconeuroses. Para atingir plenamente seus objetivos, o Psicanalista deve ser uma pessoa com sólida formação humanitária, visto que a profissão requer uma acentuada cumplicidade entre analista e seu paciente. Os Psicanalistas têm sua profissão classificada na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) no Ministério do Trabalho - Portaria nº 397/TEM de 09/10/2002, sob o nº 2515.50, amparada pelo Decreto nº. 2.208 de 17/04/1997, que estabelecem Diretrizes e Bases da Educação Nacional e pela Constituição Federal nos artigos 5º incisos II e XIII, podendo exercer sua profissão em todo o Território Nacional.
O QUE FAZ O PSICANALISTA?
O psicanalista é o profissional que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como:
1° Perturbações caracterológicas e estados neuróticos: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo, excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, etc.
2° Perturbações Sexuais: masoquismo, sadismo, homossexualismo, impotência, insastifação sexual, inibição, frigidez e outras.
3° Perturbações Somáticas de origem psíquica: gagueira, enurese, enxaquecas, algias, asma, dispepsias, paralisias e diversas moléstias de pele, como eczemas e similares.
4° Determinadas psicoses de ordem funcional, e não provocadas por motivos orgânicos, mas por um conflito intrapsíquico.
Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!
CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO
2515 - Psicólogo e Psicanalista
Títulos:
2515-05: Psicólogo Educacional - Psicólogo da Educação - Psicólogo Escolar
2515-10: Psicólogo Clínico= Psicólogo Acumpunturista - Psicólogo da Saúde -Psicoterapeuta-Terapeuta
2515-15: Psicólogo do Esporte - Psicólogo Desportivo
2515-20: Psicólogo Hospitalar
2515-25: Psicólogo Jurídico - Psicólogo Criminal - Psicólogo Forense
2515-30: Psicólogo Social
2515-35: Psicólogo do Trânsito
2515-40: Psicólogo do Trabalho - Psicólogo Organizacional
2515-45: Neuropsicólogo
2515-50: Psicanalista - Analista (Psicanálise)
Descrição sumária:
Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação;
Diagnosticam e avaliam distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social, elucidando conflitos e questões e acompanhando o(s) paciente(s) durante o processo de tratamento ou cura;
Investigam os fatores inconscientes do comportamento individual e grupal, tornando-os conscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas e coordenam equipes e atividades de área e afins.
A ocupação psicanalista não é uma especialização, é uma formação, que segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições reconhecidas internacionalmente, podendo o psicanalista ter diferentes formações, como: psicólogo, psiquiatra, médico, filósofo, teólogo, professores, etc.

A Psicossíntese na Educação



A educação na psicossíntese é um método de educação integral que tende não só a favorecer o desenvolvimento das várias habilidades da criança ou do adolescente, mas também a ajuda a descobrir e a perceber a sua verdadeira natureza espiritual e a desenvolver, com a orientação desta, uma personalidade harmoniosa, brilhante e eficiente.
A tarefa que nós enfrentamos como pais, requerem mais que um conjunto de técnicas novas e de exercícios e terapias; quem nós somos importa muito mais. “Quem nós somos” significa todos os aspectos de nós mesmos, nossos dons e qualidades, nosso propósito essencial na vida e nossa compreensão da profundidade da evolução humana.
Será que nossa possibilidade como pais são limitada a dar a uma criança somente as ferramentas para enfrentar a vida num planeta aparentemente confuso? Podemos educá-la somente para sobreviver? Nós temos uma responsabilidade, uma missão, de oferecer ao jovem uma visão para o futuro que inclua numa percepção realista e uma avaliação dos tempos conturbados, e ao mesmo tempo uma consciência da pungência incrível da vida.
As teorias populares sobre as crianças são muitas e variadas; os pedagogos tendem a mudar suas atitudes conforme as tendências correntes, deixando frequentemente uma confusão em seu rasto. As crianças são diabos ou anjos? Predestinadas ou com vontade própria? Um pedaço de argila sem forma, ou um caráter predeterminado?
A psicossíntese diz respeito a todos os níveis de humanidade. Vemos a beleza do “anjo” e a violência do “diabo”. Consideramos que ter uma visão mais ampla que inclui todos os aspectos da nossa experiência com as crianças, tanto o assim chamado “negativo” como o “positivo”, é a única maneira de nós trabalharmos. Uma educação eficiente só é possível desta maneira.
A psicossíntese oferece uma abordagem global para o desenvolvimento humano, que inclui o ângulo teórico e o prático, como também o psíquico e o espiritual. A psicossíntese reconhece a experiência humana em todas as suas facetas e, pelo uso de ferramentas específicas, ela procura amplia-la em qualidade e disponibilidade.
O aprendizado, o estudo, ocorre da maneira mais eficiente quando o ser inteiro se compromete ativamente. A Educação Confluente é o termo usado para a integração a convergência dos elementos cognitivos e afetivos no aprendizado individual ou em grupo. Afetivo se refere às atitudes e valores e ao aspecto do sentir a experiência e o aprendizado. Cognitivo se refere à atividade da mente quando as assimila a informação. A integração coerente destas áreas é essencial para uma educação significativa e relevante, para um comportamento inteligente e maduro e para que o indivíduo ocupe um lugar responsável e criativo na sociedade. Os pedagogos “confluentes” estão interessados principalmente em educar a criança para a vida, evocando a inteireza, a visão holística, que seu direito inato, e promovendo sua capacidade de aprender.


“É axiomático que a prevenção de qualquer desordem é melhor que sua cura. Se as técnicas da psicossíntese constituem uma terapia efetiva – o que de fato são – não é muito melhor prevenir a necessidade de uma terapia no futuro, usando as técnicas da psicossíntese na educação o mais cedo possível? Perguntamo-nos, então, quais são as implicações de uma declaração destas? Tendo em vista o tipo de educação que prevalece no Mundo Ocidental, é preciso: primeiro, produzir um ser humano que funciona harmoniosamente, alegremente e de maneira produtiva em relação à sua própria capacidade; e segundo, estabelecer as condições nas quais, tal ideal pode ser realizado”.  Roberto Assagioli