segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Homossexualidade Feminina


O que quer a mulher homossexual? Qual é seu desejo? Que posição ela ocupa? Seria essa escolha de objeto associada ao medo de se deparar com a falta? - resolvendo essa questão de maneira a se relacionar sexualmente com um sujeito também faltante? Estaria essa escolha associada a fixação na figura paterna? - já que não pôde ter seu objeto de amor, renega a todos os outros homens? Ou seria uma escolha histérica voltada ao desejo de estar perto de uma mulher para aprender a ser mulher?

A homossexualidade feminina tem uma constituição bastante diferente da masculina. Logicamente ambas têm sua explicação voltada ao complexo de castração e as relações edípicas. Mesmo tendo pontos comuns, as mulheres homossexuais não são iguais. Algumas assumem a posição masculina na relação, outras se mantém bastante femininas, assumindo inclusive a posição de passividade. Não podemos resumir essa análise ao desejo de "ser homem" ou de "ocupar o lugar do homem". Há muitas outras questões envolvidas, inclusive no que se refere a identificação patológica com a figura materna, a dificuldade de saída do complexo de Édipo e também ao enigma angustiante referente ao que é "ser uma mulher". 
Na análise de Lacan sobre o "caso Dora", há um dado inovador de que a paixão da menina estava voltada a Sra K, e não ao Sr K, como havia proposto Freud. Lacan afirma que Dora se fixou na Sra K para tentar apreender o que uma mulher tem - já que a mesma conseguia manter em estado de apaixonamento o pai de Dora e o Sr K. Seria essa a origem da homossexualidade na mulher?

Carolina Pasquote Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário