quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PSICANÁLISE x PSICOLOGIA x PSIQUIATRIA


Psicanálise

          É a ciência que estuda os problemas que dizem respeito ao comportamento individual e social do homem, decorrente de doenças relacionadas com a soma de suas experiências (doenças emocionais ou neuroses).
          A Psicanálise está envolvida com o indivíduo, enquanto um ser de relações pessoais e interpessoais. Destas relações podem ocorrer bloqueios, somatizações, recalque e repressões que impedem a indispensável sensação de bem-estar e auto-estima. Estes transtornos de ordem emocional, não são vislumbrados pelas outras ciências.

Psicologia

          É a ciência que se ocupa das atividades mentais da conduta objetiva, ou, como preferem muitos tratadistas, a ciência do comportamento humano e animal. A psicologia se ocupa desta maneira, como o comportamento humano em seus aspectos objetivos, observáveis, que possam ser medidos, testados, compreedidos, controlados, descritos e preditos objetivamente. Pode-se afirmar que o psicólogo se ocupa, antes de tudo, com a mente consciente do homem, utilizando-se da aplicação de testes e de outros recursos de sua especialidade. Como observa Henry Graton, "os psicólogos jamais reinvindicaram a psicanálise mesmo teórica, como parte complementar de sua ciência. Eles sempre a consideram mesmo mais como uma parapsicologia, uma pseudopsicologia. Para um bom número, formado por homens de laboratório, ou inclinados a medir funções isoladas, ou mesmo a registrar sutilezas psicológicas do rato branco, incrivelmente não foi possível apreciar um método de investigação que se interessasse pelas profundezas do psiquismo humano".

Psiquiatria

          É a parte da medicina que se ocupa das forças mentais. É de esclarecer que as "doenças mentais", ou melhor dizendo, "doenças cérebro mentais", objeto psiquiatria, são aquelas de origem orgânica, geralmente apresentando lesões do córtex cerebral, e sua terapia se efetua por meio de processos medicamentosos, cirúrgicos, eletrochoques, etc. A atuação do psiquiatra incide, especialmente, sobre as psicoses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário