domingo, 17 de janeiro de 2010

O que é Psicossíntese?

 .
       A Psicossíntese é um método de desenvolvimento psicológico e auto-realização para aqueles que se recusam a permanecer escravos dos seus próprios fantasmas interiores ou das influencias externas, que não se deixam submeter passivamente à atuação das pressões psicológicas que se carregam dentro de si, e que estão determinados a se tornarem os mestres de sua própria vida.
Roberto Assagioli

       A Psicossíntese aborda, de forma abrangente, a auto-realização e o desenvolvimento do potencial humano. O objetivo prioritário da Psicossíntese é o de auxiliar as pessoas a descobrirem sua verdadeira natureza espiritual, para em seguida empregarem tais descobertas eficientemente em sua rotina diária. A Psicossíntese nos ajuda a perceber nosso potencial criativo, aumenta nossa capacidade de operar harmoniosamente no mundo moderno e aperfeiçoa a qualidade de nossas relações em geral.
       A Psicossíntese é um tipo específico da psicoterapia e, contudo, ainda é mais do que simples psicoterapia. É um conjunto de técnicas e exercícios elaborados que nos auxiliam a deixar o que não desejamos em nossa vida, aproximando-nos do que mais almejamos. Não se baseia unicamente em teorias, mas é um método prático que integra princípios e técnicas de muitos outros sistemas direcionados ao crescimento pessoal. Entretanto, é diferente de algumas outras linhas terapêuticas, pos não apresenta uma idéia instituída de como alguém deve ser – na realidade, com a Psicossíntese ocorre exatamente o contrário. Seus resultados são satisfatórios somente quando nos tornamos mais parecidos com o que desejamos ser.        Não no sentido de compensarmos desejos parciais ou desequilibrados, mas quando nos tornamos mais capacitados a sermos nós mesmos em qualquer situação e ao fazermos o que desejamos quando estamos em sintonia com nosso mais profundo senso de caráter e propósito. Portanto, a Psicossíntese é um tipo de terapia, um método de auto-aprimoramento e, ainda mais do que isso, também é um processo que coopera com o desdobramento evolucionário de toda a natureza. Sua meta é gerar consciência, plenitude e conexão ao processo evolutivo presente em cada um de nós.
       A Psicossíntese não é uma religião, e nem jamais pretende ser. Assim que a Psicossíntese ingressa em sua vida, ela se torna um hábito diário, embora uma de suas maiores qualidades seja a liberdade que ela lhe proporciona de ser e fazer o que quiser. Portanto, é igualmente adequada aos cristãos, budistas, pagãos, muçulmanos, ateus, agnósticos – a qualquer um.
       A Psicossíntese é um modo de compreender a vida, ajuda-nos a nos conhecer melhor e a confiarmos no processo individual de crescimento e evolução. Mas a Psicossíntese não é um tratamento voltado exclusivamente para os processos individuais, pois cada um de nós está integrado a diferentes grupos de pessoas, que incluem a família, os amigos, companheiros de trabalho, etc. Também somos membros de uma sociedade e da grande família humana que povoa o planeta.
       A Psicossíntese leva em consideração o indivíduo e os grupos a que ele pertence. Em parte, devido à sua atitude abrangente e à natureza de sua conexão transpessoal, a Psicossíntese não nos leva a pensar que estejamos em condição de superioridade ou acima das outras pessoas. Podemos respeitar nossos desejos e empregar nossos poderes, mas não à custa dos outros. A Psicossíntese não avalia com rigidez nem rotula as pessoas, e espera-se que nenhum de nós venha a agir dessa forma.
       No mundo moderno, muitas pessoas sofrem de uma ou de ambas as principais crises atuais. Primeiramente, existe a “crise do sentido da vida”. Em especial no Ocidente mas se proliferando por todo o planeta, muitos vivem num vazio existencial, a vida não apresenta um sentido (além do puramente material). A Psicossíntese contribui para a cura dessa enfermidade. A segunda crise é a da dualidade – não nos percebemos como entidades completas e singulares, estamos constantemente divididos entre diversos desejos e vontades. A Psicossíntese atua na cura desta crise ao direcionar todas as nossas partes integrantes à harmonia – na realidade, à síntese.
       A Psicossíntese reconhece o fato de que estamos em constante crescimento. Essa perspectiva auxilia-nos a restituir sentido e valor à vida, e ajuda-nos a determinar o que somos e o que desejamos. Também pode contribuir para a percepção de nossas responsabilidades pessoais e para com o mundo como um todo. Pode acrescentar um sentido de personalidade dinâmico ao momento presente e a sensação de sentido à nossa existência e ao nosso futuro.
       A Psicossíntese pode auxiliá-lo a “conhecer a si mesmo” no sentido mais amplo dessas palavras. Na atual situação do mundo moderno existem muitas discórdias individuais e coletivas. A degradação ecológica do nosso planeta é conseqüência da ganância de algumas pessoas e da ignorância de outras. Parece sempre existir uma espantosa falta de consideração e compreensão e muita desigualdade, especialmente nas relações humanas. Qualquer coisa que promova o conhecimento mais profundo do que apresentamos como indivíduos e como parte integrante da vida coletiva, tem que ser proveitosa.
       Resumindo, a Psicossíntese oferece:

• Um meio que possibilita o crescimento e um maior conhecimento de nossa própria natureza pessoal;
• Maior capacidade de consecução da nossa vontade, desenvolvendo atitudes que favorecem nossa situação, tanto em termos interiores como exteriores;
• Uma conexão com os domínios transpessoais da alma e do espírito;
• Uma relação mais lúcida entre os processos de vida consciente e os domínios inconscientes;
• Maior capacidade criativa;
• Um meio de consolidar as energias criativas e de manifestar nosso verdadeiro propósito de vida;
• O desenvolvimento de nossa vida interior;
• Melhores relações interpessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário